Plano de ação intersetorial de SC sobre acordo Mercosul-UE
Coordenada pela Secretaria de Articulação Internacional (SAI), a iniciativa é tratada como estratégia de desenvolvimento de Santa Catarina
Publicado em
(Brasília-DF, 11/01/2026) O Governo de Santa Catarina acompanha a fase final de formalização do acordo entre a União Europeia e o Mercosul e já prepara um plano de ação intersetorial para posicionar o Estado de forma competitiva quando o tratado entrar em vigor. Coordenada pela Secretaria de Articulação Internacional (SAI), a iniciativa envolve diversas pastas e é tratada como estratégia de desenvolvimento sob a liderança do governador Jorginho Mello.
O acordo, que deve criar a maior zona de livre comércio do mundo, abre oportunidades para Santa Catarina acessar um mercado de alta renda, agregar valor à produção, modernizar o parque industrial e ampliar parcerias em inovação, infraestrutura e transição verde. Para aproveitar esses benefícios, o Estado estrutura uma força-tarefa, um observatório permanente, metas de médio e longo prazo e atuação internacional ativa junto à União Europeia.
Com base produtiva diversificada, agroindústria forte e ecossistema de inovação em expansão, Santa Catarina busca se consolidar como território estratégico de integração produtiva e tecnológica entre o Mercosul e a União Europeia, transformando o acordo em vetor de desenvolvimento sustentável de longo prazo.
(Da Redação, com Paulo Chagas – Edição: Bancada Sulista)