Colômbia recebe exposição sobre patrimônios culturais do Brasil
E, em outras frentes de atuação da Embratur, agentes de viagem participam de capacitação pela internet
As paisagens culturais das 13 cidades brasileiras, que abrigam o Patrimônio Cultural da Humanidade, foram apresentadas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a 11ª Feira do Livro e da Cultura de Medellín, na Colômbia.
O Instituto levou, em parceria com a Embaixada do Brasil em Bogotá e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, a exposição “Cidades Patrimônio da Unesco no Brasil”.
Os visitantes da feira colombiana, realizada de 10 a 17 de setembro, tiveram a oportunidade de conhecer as características de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Piauí, Distrito Federal, dentre outros, além de atrativos turísticos e patrimônios tombados. Também foi apresentada a diversidade brasileira e suas peculiaridades, com abordagem do contexto nacional e sua mistura de povos.
Para o coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, Alexandre Nakagawa, a presença do Brasil na Colômbia busca ampliar o intercâmbio cultural entre os dois países e atrair mais visitantes ao País. “A cultura brasileira é um fator preponderante na decisão do turista colombiano quando vem ao Brasil. Por isso, é fundamental promovermos o segmento, abrangendo gastronomia e patrimônios culturais materiais e imateriais, complementando a oferta dos produtos e destinos brasileiros promovidos no exterior”, destacou.
O Brasil foi o País convidado do evento, que reuniu mais de 300 convidados nacionais e internacionais. Fizeram parte da delegação brasileira escritores, editores, jornalistas literários, autores, ilustradores, grafiteiros e artistas.
Agentes de viagem participam de capacitação pela internet
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou um seminário on-line em parceria com a operadora de turismo SITA World Tours, dos Estados Unidos. O treinamento foi promovido no último dia 17, por meio da ferramenta na internet, e contou com a participação de 20 agentes de viagens que mais vendem os destinos da América do Sul.
“A iniciativa é importante por proporcionar a capacitação sem necessidade de deslocamento e envio de material de apoio digital para todos os participantes. A modalidade dos treinamentos on-line, permite alcançar um grande número de agentes de viagem e facilita a interação de todos os envolvidos”, afirma a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.
O seminário realizado pela internet foi apresentado por Maira Chianca, responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) América do Norte II, sediado em Los Angeles.
Durante a capacitação, a executiva detalhou os atrativos turísticos das cinco regiões brasileiras e os principais destinos, como os estados do Rio de Janeiro e Bahia, Cataratas do Iguaçu e Florianópolis. Maira destacou também diferentes pratos da gastronomia do País.
A apresentação durou cerca de duas horas e os principais questionamentos dos participantes foram sobre retirada de visto, preparativos para a Copa do Mundo, malha aérea e informações sobre os principais destinos dos segmentos Ecoturismo, Sol e Praia.
Mercado norte-americano
Os Estados Unidos são o 2º país que mais enviam turistas para o Brasil. Em 2012, o País registrou a entrada de 586.463 visitantes norte-americanos, segundo o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo.
“As ações de promoção do Brasil são estratégicas e avançam para a diversificação dos atrativos brasileiros para os norte-americanos. Durante os eventos promovidos pela Embratur no mercado, fazemos questão de apresentar os diferentes destinos brasileiros, como os segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura, Cultura, Negócios e Eventos, e Esportes”, destaca a diretora Leila Holsbach.
Artur Hugen, com Ascom/Embratur