Santa Catarina contará com mais voluntários em Proteção e Defesa Civil
O curso é um projeto de extensão coordenado pelo diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz EyerKaufer e teve inúmeros encontros no qual foram abordados temas relevantes da Defesa Civil
Publicado em
(Brasília-DF, 01/12/2025) Mais voluntários irão atuar em Proteção e Defesa Civil, formados no último sábado (29), pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Defesa Civil de Ibirama e os Bombeiros Voluntários do município. Esta é a segunda edição do curso e, com ela, mais de 50 pessoas já estão habilitadas a atuar. A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal de Ibirama, Duílio Gehrke, entre outras autoridades.
“O curso é um projeto de extensão coordenado pelo diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz EyerKaufer e contou com diversos encontros no qual foram abordados temas: Proteção e Defesa Civil e o trabalho voluntário; Gerenciamento de riscos e de desastres – Mundo em alerta; Eventos Geológicos/movimentação de massa e o uso e ocupação do solo; Eventos hidrológicos e marco legal relacionado; Primeiros socorros em resposta de eventos adversos; Emergências com produtos perigosos; Logística humanitária; Sistema de Comando de Operações (SCO) e Radiocomunicação”.
“A formação de novos voluntários fortalece as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação da nossa região e reforça o papel da universidade como instituição comprometida com a segurança e o bem-estar da comunidade. Estamos muito orgulhosos do empenho dos participantes e da parceria com a Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários”, declarou Eyerkaufer.
Próximos passos
O grupo conta agora com mais de 50 pessoas que estarão de “plantão”, ou seja, aguardando serem chamados para participar de ações preventivas e atuar na prática.
“O curso é essencial, pois descentralizamos o conhecimento, ou seja, capacitamos as pessoas e garantimos que a Defesa Civil municipal tenha suporte de pessoas capacitadas quando necessário”, ressalta o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, José Eduardo do Rosário.
(Da Redação, com Assessorias – Edição: Artur Hugen)