31 de julho de 2025

Brasil e EUA devem criar fundo de U$ 100 milhões para uso sustentável na Amazônia

Cooperação prevê ainda compartilhamento de tecnologia contra desastres naturais

Publicado em
Secretario de Relações Internacionais Roberto Castelo Branco Coelho de Souza (centro) assina declaração de Intenção com USAID

O secretário de Relações Internacionais do MMA, Roberto Castelo Branco Coelho de Souza, assinou nesta semana com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) uma declaração de intensão que prevê a criação de um fundo de US$ 100 milhões para desenvolvimento econômico da Amazônia.

A assinatura foi ontem em Washington, capital dos Estados Unidos. E fez parte a programação oficial da visita do presidente Jair Bolsonaro àquele país.

A ideia do Fundo é oferecer empréstimos de logo prazo principalmente para empresas privadas que promovam o uso sustentável de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. E também que comprovem diminuição do desmatamento e benefício às comunidades locais.

Futuramente, o fundo poderá também ser captado por empreendedores de outras outras regiões do Brasil e da América Latina.

Além da criação do fundo de investimento, a declaração prevê também a colaboração bilateral para compartilhar tecnologias de informações geoespaciais, monitoramento e sistemas de alerta, para ajudar os tomadores de decisão brasileiros a enfrentar os desafios ambientais, que incluem secas, incêndios, degradação da terra, desmatamento e desertificação.

“Esses problemas são cada vez mais comuns no Brasil, ameaçando populações vulneráveis e ecossistemas”, menciona a carta.

Artur Hugen, com Ascom MMA/Foto: Divulgação