COVID 19

Osmar Terra quer Audiência Pública para analisar implicações das vacinas contra a COVID 19

Após cinco anos, é necessário avaliar como foram os resultados dos protocolos científicos e principalmente sua eficácia baseada em evidências, destaca Osmar Terra

Publicado em
Osmar Terra já foi secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, além de deputado federal

(Brasília-DF, 27/06/2025) A Comissão de Saúde recebeu, nesta semana, requerimento do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) em que pede realização de Audiência Pública para debater as implicações das vacinas contra a COVID-19, seus possíveis efeitos e consequências das medidas adotadas durante a pandemia.

A partir de março de 2020, o País passou a viver uma calamidade pública em decorrência da pandemia, que desencadeou uma corrida da ciência mundial por vacinas, através de investimentos realizados por diversos países, organizações privadas e multilaterais, além de empresas farmacêuticas multinacionais. Diferentes plataformas foram utilizadas, como vírus inteiros inativados, MRNA, subunidades proteicas e vetores Virais.

O parlamentar gaúcho destaca que “algumas medidas foram adotadas para o enfrentamento: vacinas emergenciais, obrigatoriedade de medidas restritivas que afetaram o comércio, a indústria, área educacional, dentre outros, levando a grandes impactos sociais e econômicos, além de efeitos adversos na vacinação.

Após cinco anos, é necessário avaliar como foram os resultados dos protocolos científicos e principalmente sua eficácia baseada em evidências”, afirma.

Requerimento

O deputado Osmar Terra, sugere que sejam convidados:

1.Dr. Francisco Cardoso, infectologista e diretor do Conselho Federal de Medicina;

2.⁠ ⁠Dr. Frederico de Castro Escaleira, deputado Federal;

3.⁠ ⁠Dr. Bruno Campello da Universidade Federal de Pernambuco;

4.⁠ ⁠Dra. Gracian Li Pereira – médica, mestre em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Redação, com AI do deputado – Edição: Bancada Sulista