Deputado Afonso Hamm deverá entregar relatório da Securitização nesta semana
Relatório da securitização pretende reestruturar débitos de produtores rurais para continuidade das atividades produtivas no campo
Publicado em
(Brasília-DF,06-07-2025) O relator do Projeto de Lei 5122/2023, deputado Afonso Ham (PP-RS) que trata do alongamento das dívidas rurais, está finalizando o relatório com a expectativa de entregá-lo até a próxima semana.
“A proposta objetiva reestruturar os débitos de produtores rurais para garantir a continuidade das atividades produtivas no campo, especialmente após os impactos de eventos climáticos extremos, ocorridos nas últimas cinco safras”, afirma.
A urgência da matéria foi abordada em reunião realizada na quinta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro foi com o deputado Afonso Hamm, o deputado estadual Marcus Vinicius de Almeida, a presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira e os representantes das entidades e movimentos dos produtores rurais. "As reuniões estão servindo de base para a construção de um relatório que atenda as principais demandas do setor", destaca o parlamentar gaúcho.
Em função da urgência da matéria, Hamm agendou para a próxima quarta-feira, dia 9, uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta. O encontro terá a presença de diversos parlamentares, presidente da Famurs, Farsul, Fetag, outras entidades e representantes dos produtores rurais.
Afonso Hamm também tem dialogado com o governo federal na tentativa de viabilizar o futuro e a permanência dos agricultores na produção, efetivando o alongamento das dívidas.
Na reunião realizada em Porto Alegre, os produtores rurais apresentaram relatos sobre as dificuldades enfrentadas com as instituições financeiras, devido a inadimplência.
Paralelamente as tratativas do projeto de lei, Afonso Hamm comenta que também “solicitou a prorrogação por 90 dias e a não negativação dos produtores pelos bancos”, diz.
Após a entrega do relatório na próxima semana, “a mobilização do setor será reforçada pelas entidades representativas, junto aos parlamentares para sensibilizar os líderes partidários sobre a urgência da apreciação do texto pelo plenário da Câmara dos deputados, com maior brevidade possível”, conclui o relator.