31 de julho de 2025
Não haverá impeachment

Presidente do Senado não vai acatar pedido de impeachment contra Moraes

“O presidente do Senado assume postura correta ao enfatizar que não vai abrir processo de impeachment. Medida não cabe, porque Moraes e nenhum magistrado cometeu crime de responsabilidade ou qualquer outro delito”, afirma um ministro

Por Bancada Sulista, com Assessorias
Publicado em
STF descarta possibilidade de Alcolumbre acatar impeachment contra Alexandre de Moraes Tags Foto: Agência Senado

(Brasília-DF, 12/08/2025) O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não vai aceitar um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes, apesar da crescente pressão de aliados do bolsonarismo e do governo americano.

De acordo com os integrantes da Corte, mesmo diante da elevação de tom por parte de Washington, a postura de Alcolumbre se mantém firme. “O presidente do Senado assume postura correta ao enfatizar que não vai abrir um processo de impeachment. E isso não é um favor ao STF, mas uma medida que não cabe, porque Moraes e nenhum magistrado cometeu crime de responsabilidade ou qualquer outro delito”, disse um ministro. Outro magistrado acrescentou: “Ninguém no tribunal espera uma mudança de postura de Alcolumbre, até porque não existe motivo para impeachment de nenhum ministro”.

Cinco ministros do Supremo, concordaram que a abertura de um processo não é cogitada. Alcolumbre já afirmou a senadores bolsonaristas que não acolherá qualquer pedido de impedimento contra magistrados, independentemente do número de assinaturas reunidas.

Após essas declarações, o presidente do Senado recebeu manifestações de apoio não apenas de membros do Judiciário, mas também de governadores e outros políticos, que elogiaram sua conduta considerada firme e equilibrada diante das pressões”.

Dois comunicados recentes da Embaixada dos EUA no Brasil, com críticas a Moraes e menções a “aliados” do ministro, foram interpretados por bolsonaristas como recados diretos a Alcolumbre e a outras autoridades brasileiras. A possibilidade de Washington impor sanções a Alcolumbre e ao decano do STF, Gilmar Mendes, será discutida em reunião de Eduardo Bolsonaro com integrantes da gestão do governo americano, prevista para a quarta-feira (13).

Bancada Sulista, com Assessorias