31 de julho de 2025
Jovem Senador

'Jovens Senadores' assumem mandato dia 18), com destaque para os sulistas

É o maior concurso de redação escolar com premiação do Brasil. Ao longo dos anos, já mobilizou cerca de 2 milhões de alunos

Por Bancada Sulista, com Ag. Senado – Assessorias
Publicado em
Participantes do Jovem Senador de 2024 posam no Plenário com bandeiras de seus estados Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

(Brasília-DF, 16/08/2025) Raphael Jorge Guimarães, de Santa Cruz do Sul, representa do Rio Grande do Sul; Adrieli Mattos França, de Fraiburgo, representa Santa Catarina Flávia Bueno Olimpio é a representante do Paraná. O Evento acontece entre os dias 18 e 28 de agosto, reunindo os 27 participantes dos estados e Distrito Federal, durante a realização do ‘Programa Jovem Senador’, onde todos participarão da Vivencia Legislativa da casa.

Dedicado a alunos do ensino médio de escolas públicas, o Programa Jovem Senador oferece uma imersão no universo da política e a oportunidade de conhecer a estrutura do Legislativo, vivenciar a rotina dos parlamentares e propor sugestões que podem se transformar em projetos de lei.

Redação

“Os 27 estudantes selecionados foram escolhidos por meio de um concurso nacional de redação com o tema "Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente". O tema, sugerido pelos "Jovens Senadores" da edição de 2024, leva em conta o momento histórico em que o país se prepara para sediar a 30º Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA). Entidades e especialistas apontam o aumento de eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e intensos, como secas, enchentes e queimadas.

O concurso também buscou incentivar o protagonismo dos jovens e estimular a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelo mundo. A proposta se alinha aos princípios da Constituição Federal de 1988, que reconhece o meio ambiente como um direito fundamental a ser preservado para as gerações presentes e futuras”, afirmam os organizadores.

2025 foi registrado um número recorde de participantes: 4.202 escolas e aproximadamente 170 mil estudantes. É o maior concurso de redação escolar com premiação do Brasil. Ao longo dos anos, já mobilizou cerca de 2 milhões de alunos. O destaque da edição é a participação feminina. Das 27 redações vencedoras em 2025, 21 foram escritas por meninas. Com idade entre 15 e 18 anos, quase 90% vêm de cidades do interior, e apenas três são de capitais.

O Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros é voltado para estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. O concurso de redação é realizado pelo Senado Federal em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio das secretarias estaduais de Educação.

Programação

A Semana de Vivência Legislativa inicia dia 18, a partir das 9h, com a tradicional subida da rampa do Congresso Nacional, a diplomação e a posse dos "Jovens Senadores" e a eleição da Mesa Diretora. Ainda na segunda, a partir das 14h30, está prevista a abertura da exposição com as redações vencedoras e a instalação das comissões temáticas.

Ao longo do programa os jovens participarão de visitas guiadas, palestras, audiências públicas e debates. Além da viagem, com passagem aérea, hospedagem, alimentação e locomoção incluídos, cada jovem senador ganhará um notebook como prêmio. Os professores orientadores também acompanharão os estudantes a Brasília e receberão notebooks.

O encerramento acontece na sexta-feira (22), às 9h, no Plenário do Senado, com a votação dos projetos apresentados ao longo da semana. As proposições serão publicadas no Diário do Senado Federal.

Saiba mais sobre os representantes da Bancada Sulista:

  • Raphael Jorge Guimarães, 1º colocado do Rio Grande do Sul é estudante da Escola Estadual Professor Afonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul e contou com o apoio do professor Igor Azeredo Guterres;
  • Adriele Mattos França, 1ª colocada de Santa Catarina é estudante da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo e contou com o apoio do professor Sergio Domingues e;
  • Flávia Bueno Olímpio é a 1ª colocada do Paraná, estudante do Colégio Estadual do Campo Professor Lauro Sangreman de Oliveira, da cidade de Sengés e teve apoio da professora Tamyres Carneiro Branco Ribeiro.

(Bancada Sulista, com Ag. Senado – Assessorias)