31 de julho de 2025
Imóveis Rurais

Redução da fração mínima de parcelamento de imóveis rurais, aprovada em Comissão

Projeto de lei continua em análise na Câmara dos Deputados

Por Redação, com Ag. Câmara – Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Deputado Zé Trovão(PL-SC) teve aprovado projeto de Lei estabelecendo em 5 mil metros quadrados (0,5 hectare) a fração mínima de parcelamento (FMP) do imóvel rural Foto: Agência Câmara dos Deputados

(Brasília-DF, 18/08/2025) O Projeto de Lei 6088/23, do deputado Zé Trovão (PL-SC), foi aprovado pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e, estabelecendo em 5 mil metros quadrados (0,5 hectare) a fração mínima de parcelamento (FMP) do imóvel rural.

“Criada em 1972, a FMP é a menor dimensão que um imóvel rural pode ter. Atualmente, o valor varia por município, oscilando entre dois e cinco hectares. Valores abaixo da fração mínima não podem obter registro cartorial nem se cadastrar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)” assinala a proposta.

O relator, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), recomendou a aprovação da proposta. Ele argumentou que “a mudança é uma demanda de produtores. Com o avanço da tecnologia e o aumento da produtividade, a produção em áreas menores pode se tornar economicamente viável e lucrativa”, disse.

Ele acrescentou que o turismo rural é outra possibilidade de uso para propriedades menores, “cada vez mais apreciado por setores da população brasileira”.

Próximos passos

O projeto vai ser analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

(Da Redação, com Ag. Câmara – Assessorias – Edição: Artur Hugen)