Lucas Redecker apela por linha de crédito especial em dólar para empresas coureiro-caçadista,prejudicadas por tarifaço
O setor coureiro-calçadista, que movimenta bilhões de dólares em exportações e é responsável por centenas de milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil, está entre os mais afetados pelo ‘tarifaço’
Publicado em
(Brasília-DF, 21-08-2025) O deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista, protocolou, o projeto de lei 3868/2025 que cria uma Linha de Crédito Especial em dólar para empresas brasileiras que foram afetadas pelas tarifas de importação impostas unilateralmente pelos Estados Unidos, que chegam a 50% sobre diversos produtos nacionais.
A proposta tem como foco liberação de crédito para auxiliar empresas no Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), mecanismo utilizado por exportadores para antecipar receitas em moeda estrangeira e financiar a produção, oferecendo suporte emergencial para preservar a competitividade, manter empregos e assegurar contratos internacionais de fornecimento.
Segundo Redecker, a elevação tarifária representa um grave risco para a indústria brasileira, especialmente para setores estratégicos para o Rio Grande do Sul como o coureiro-calçadista.
O parlamentar defende que os recursos para a nova linha de crédito sejam viabilizados por meio do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), já previsto em lei e utilizado para cobrir riscos comerciais, políticos e extraordinários em operações de exportação.
Redecker também ressaltou que a postura do governo norte-americano tem caráter político, conforme declaração do ex-presidente Donald Trump em entrevista recente, na qual admitiu que a sanção foi uma retaliação à condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Impacto e urgência
O setor coureiro-calçadista, que movimenta bilhões de dólares em exportações e é responsável por centenas de milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil, está entre os mais afetados pela medida norte-americana. Para Redecker, é fundamental que o Congresso e o Executivo atuem em conjunto para oferecer soluções concretas e imediatas.
(Por Bancada Sulista, com Assessorias)