31 de julho de 2025
Infraestrutura

Infraestrutura avança para o futuro em Caxias do Sul e toda a região da serra gaúcha

Na capital Federal a comitiva da serra gaúcha foi acompanhada pelo senador Luis Carlos Heinze

Por Redação, com MOBI Caxias – Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Aeroporto Regional da Serra Gaúcha e o desenvolvimento do programa Prodigital conquistaram avanços m Brasília - Foto: MOBI Caxias do Sul-Divulgação

(Brasília-DF, 15/10/2025) Comitiva do Mobi Caxias tive avanços para o desenvolvimento do futuro de Caxias do Sul e a Serra Gaúcha, com a realização de diversas reuniões realizadas em Brasília.  A presença do secretário Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon,  que também integrou o grupom disse que “houve  uma intensa maratona de articulações políticas e técnicas voltadas ao fortalecimento da malha aeroportuária regional e à modernização dos serviços públicos locais.

A missão, contou com o apoio do senador Luis Carlos Heinze, da Deputada Federal Denise Pessôa e do executivo Mauro Pereira. Colheram  avanços significativos para dois projetos estratégicos: o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, e sua a concessão à Infraero, além de tratar do andamento do Programa Prodigital.

No Ministério de Portos e Aeroportos, após reunião, Caberlon afirmou que toda a documentação complementar necessária para o Aeroporto Regional da Serra Gaúcha (Vila Oliva) já foi entregue à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Aguarda agora, o parecer técnico que será divulgado pelo Ministro na próxima semana em reunião com representantes da Mobilização Regional.

“Após a aprovação do orçamento e dos projetos, o ministro Silvio Costa Filho poderá anunciar, em visita a Caxias do Sul, a autorização para o início do processo licitatório da primeira etapa do aeroporto”, destacou o secretário.

“O empreendimento é considerado fundamental para ampliar a conectividade da Serra Gaúcha e impulsionar o turismo e os negócios da região, incluindo Gramado, Canela e Bento Gonçalves, entre os destinos mais importantes.

Concessão

Na capital federal foi tratado da concessão do Aeroporto Hugo Cantergiani à Infraero. De acordo com Caberlon, após reunião com o ministro Silvio Costa Filho, houve uma audiência técnica com a SAC para alinhar os últimos ajustes documentais pendentes por parte da estatal.

“A expectativa é que o anúncio da concessão também seja feito durante a visita do ministro à cidade”, destacou Caberlon.

A deputada Denise Pessôa, disse que o ministro Silvio Costa Filho estará em Caxias do Sul na próxima semana provavelmente 16 de outubro, (ainda não confirmada). Pessôa destacou a infraestrutura aeroportuária e também   e pela  inclusão definitiva de Vila Oliva no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com previsão orçamentária eficiente.

Prodigital

Em Brasília também foi abordado o andamento do Prodigital, projeto que prevê investimentos de 50 milhões de dólares, sendo 40 milhões financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e 10 milhões como contrapartida do Município.

“O programa já teve sua primeira fase aprovada e segue para análise da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, antes de tramitar pela Casa Civil, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

“Trabalhamos para que o contrato seja assinado ainda em 2025, com previsão de início da execução em 2026”, afirmou Caberlon.

“O programa de transformação digital de Caxias do Sul, o Prodigital propõe soluções inovadoras para a redução da violência urbana, monitoramento ambiental, adaptação às mudanças climáticas, modernização da educação e aumento da eficiência nos serviços públicos, com uso de plataformas tecnológicas integradas e acessíveis”, conclui.

(Da Redação, com MOBI Caxias – Assessorias – Edição: Artur Hugen)