31 de julho de 2025
Mel

Governador catarinense encaminha demandas para valorização da cadeia produtiva do mel

Apesar da qualidade reconhecida e da vocação exportadora, o setor enfrenta desafios significativos. Produtores catarinenses vêm sendo impactados pelas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, principal destino das exportações brasileiras

Por Redação, com Secom – Gov. SC – Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Governador Jorginho Mello se reuniu representantes da Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC). O encontro tratou de pautas estratégicas para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel - Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC

(Brasília-DF, 19/11/2025) O governador Jorginho Mello se reuniu, na terça-feira (18), com representantes da Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC). O encontro aconteceu no gabinete do Centro Administrativo, em Florianópolis. Em pauta temas estratégicos para o fortalecimento da cadeia produtiva do mel no estado.

“Santa Catarina é referência nacional na produção de mel, com destaque para a região Sul, que concentra o maior número de apicultores. Apesar da qualidade reconhecida e da vocação exportadora, o setor enfrenta desafios significativos. Produtores catarinenses vêm sendo impactados pelas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, principal destino das exportações brasileiras. Além disso, questões climáticas recentes provocaram quebra de safra em diversas regiões do estado, afetando diretamente a renda das famílias produtoras.

Diante desse cenário, os representantes da FAASC solicitaram ao governador a criação de uma linha de crédito específica para apicultores, como forma de garantir capital de giro e apoio na recuperação produtiva. A entidade também propôs a ampliação da compra pública de mel para inclusão na merenda escolar da rede estadual de ensino, medida que contribuiria para fortalecer o mercado interno e valorizar os pequenos produtores catarinenses”.

Jorginho Mello destacou  que “vai encaminhar as duas demandas”. Segundo ele, “apoiar a apicultura é estratégico tanto para a economia do estado quanto para a manutenção da atividade em pequenas propriedades rurais. Santa Catarina tem um dos méis mais saborosos e premiados do país. Vamos trabalhar para proteger e incentivar quem produz, garantindo renda aos agricultores e alimentação saudável aos nossos estudantes”, disse.

O Presidente da FAASC destacou que a reunião com o governador foi extremamente positiva. “Apresentamos demandas prioritárias da apicultura e meliponicultura catarinense. Jorginho Mello encaminhou prontamente ações, articulando com a Secretaria da Educação para ampliar a compra de mel, acionando a Badesc para criar uma linha de crédito aos criadores de abelhas. Saímos muito satisfeitos e confiantes nos resultados que estão por vir e somos gratos ao governador pela atenção conosco”, reforçou o Presidente da FAASC, Agenor Sartori Castagna.

(Da Redação, com Secom – Gov. SC – Assessorias – Edição: Artur Hugen)

Galeria de Fotos