31 de julho de 2025
Porto Meridional

Heinze defende implantação de um novo Porto no Rio Grande do Sul

Próximos passos para implantação do projeto é o cronograma de obras com investimentos privados com o objetivo de destravar a execução do terminal portuário de Arroio do Sal

Por Redação – Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Senador Luis Carlos Heinze, tem feito a diferença no desenvolvimento do RS, seja na agricultura familiar, no Agronegócio, nas exportações, em novas rodovias e na implantação do Porto Meridional - Foto:Divulgação

(Brasília-DF, 27/12/2025) O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) tem se empenhado com todas as suas forças, contando também com apoio de entidades para a implantação do novo Porto Meridional, localizado em Arroio do Sal (há 20 km de Torres) no norte do Estado.

Em uma das últimas ações de 2025, realizou reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre, com representantes da empresa DTA Engenharia, responsável pelo projeto do Porto Meridional, e investidores privados do empreendimento. O encontro tratou dos próximos passos da iniciativa e cronograma de obras, com o objetivo de destravar a execução do terminal portuário em Arroio do Sal.

Heinze acompanha o Porto Meridional desde a concepção, tendo sido um dos primeiros articuladores políticos do projeto no Congresso. Em diferentes agendas, o senador tem ressaltado que “o novo terminal é decisivo para reduzir o custo logístico do Rio Grande do Sul, ampliar a competitividade do estado e criar milhares de empregos diretos e indiretos”, destaca.

O Porto Meridional é um Terminal de Uso Privado (TUP) autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com contrato de adesão assinado em outubro de 2024, prevendo investimentos bilionários da iniciativa privada e capacidade de movimentar dezenas de milhões de toneladas por ano, inclusive com calado para navios de grande porte.

Além da reunião em Porto Alegre, o senador Heinze, também prestigiou a audiência pública, realizada na prefeitura de Três Cachoeiras, que tratou sobre o empreendimento. O encontro debateu as oportunidades econômicas, logísticas e sociais associadas à implantação do porto, como geração de empregos, atração de novos investimentos, integração com a BR-101 e impacto no escoamento da produção gaúcha.

Com a agenda, o senador reforça sua atuação em defesa de um novo porto marítimo no litoral norte, como parte de uma estratégia mais ampla de modernização da infraestrutura gaúcha e de redução das desigualdades logísticas em relação a outros estados da região Sul.

(Da Redação – Assessorias – Edição: Artur Hugen)