31 de julho de 2025
57ª Legislatura

Congresso Nacional abre ano legislativo em sessão solene, dia 2 de fevereiro

Antes da sessão solene, acontece a chegada dos presidentes das duas Casas ao Palácio do Congresso da República

Por Redação com agências – Edição: Artur Hugen
Publicado em
A Cerimonia de abertura do ano legislativo precede com formação em tropa dos Dragões da Independência - Foto: Geraldo Magela - Agencia Senado

(Brasília-DF, 31/01/2026) A 57ª Legislatura (iniciada em 2023) reunirá senadores e deputados federais no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados e será o início do ano legislativo de 2026. O ritual do ano Legislativo depende das condições climáticas. Antes da sessão solene, acontece a chegada dos presidentes das duas Casas ao Palácio do Congresso da República.

Há a execução do hino nacional pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, e nesse momento são hasteadas simultaneamente as bandeiras nacionais nos mastros da Câmara e do Senado. Em seguida, o 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena) executa a Salva de Gala, com 21 tiros de canhão.

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, será acompanhado pelo comandante da Guarda de Honra em revista às tropas, que simboliza a verificação da preparação dos militares para as batalhas. Davi e o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, sobem então a rampa do Congresso e são recebidos pelos secretários-gerais e pelos diretores-gerais das duas Casas.

Ao adentrar o Salão Negro, os presidentes recebem os cumprimentos dos portadores das mensagens presidencial e do Judiciário, do procurador-geral da República, de líderes partidários do Senado e da Câmara.

Se chover, todo o protocolo acontecerá no Salão Branco, excetuando-se os tiros de canhão e a subida na rampa.

Mensagens

Na abertura da sessão do ano legislativo, o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, inicia os trabalhos com o anúncio da composição da Mesa (específica para a cerimônia) e a execução do hino nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais.

O presidente do Congresso anuncia a leitura da mensagem do Poder Executivo, que deve ser entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. A leitura do documento será feita pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE). A mensagem aponta temas e projetos considerados prioritários pelo governo para o ano de 2026.

Haverá ainda a leitura e a entrega da mensagem do Poder Judiciário, que deverá ser feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.

Na continuidade da cerimônia se realiza os pronunciamentos de Hugo Motta e Davi Alcolumbre. Cabe ao presidente do Congresso encerrar a solenidade.

 

(Da Redação com Ags. Senado – Câmara - Edição: Artur Hugen)

Galeria de Fotos