Da Guerra!
Ler e reler Carl Von Clausewitz não causa prejuízo para ninguém, goste você de guerra, de paz, de armas, de flores, de política ou de não-política
Publicado em
(Brasília-DF) De muito ouvia, quando imberbe, meus amigos marxistas e marxânicos falando que a política era guerra em tempos de paz.
Ainda muito jovem, não me atrevi a ir adiante. Depois que li muito de e sobre Napoleão Bonaparte, me interessei pela guerra como estratégia política. Dai li “Da Guerra”, do general prussiano Carl Von Clausewitz. Não é bom esquecer que os prussianos foram fundamentais para Napoleão, em Austerlitz, e depois na derrota de Waterloo.
Sempre me preocupei como os bolsonaristas, incentivado por seu líder, defendendo o extermínio de seus adversários, que os tratavam como abomináveis inimigos, que deveriam ser aniquilados. Aprendi que na política não existem inimigos, mas adversários. A Política como ação mais nobre da atividade humana deve preservar o humano, antes de tudo, mesmo na luta do poder.
O presidente Lula, durante a reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, por conta do 46º aniversário do partido, lá em Salvador, disse que essa eleição de 2026 será uma guerra, e que eles estivessem preparados para tudo rebater e que de nada iria adiantar as conquistas sociais, segundo ele, deste seu Lula 3.
“Preparem-se. Essa eleição vai ser uma guerra e nós vamos ter que estar preparados pra ela. Temos que ser mais desaforados, porque eles são. Não podemos ficar quietinhos. Não tem essa mais de Lulinha Paz e Amor…”, afirmou o presidente.
Lula também disse que a política está apodrecida.
“Agora os nossos deputados são testemunhas de que a política apodreceu. Vocês que são candidatos sabem como está o mercado eleitoral neste país. Sabem quanto custa um cabo eleitoral, um vereador, sabem quanto custa o preço de cada candidatura neste país. O que é uma vergonha”, lamentou.
Lula está defendendo a mesma aniquilação dos adversários, como os bolsonarista? Lula está dizendo ser uma critico da política, como diziam os bolsonarista anti-sistema?
Lula, na verdade, quer que sua turma seja aguerrida nas redes sociais como são os ultra conservadores. Lula sabe muito bem que nesse formato de financiamento público, financiamento eleitoral e com orçamento impositivo a vida eleitoral ficou, de fato, com preço fixo.
Não vamos cair na esparrela de que só a turma do Centrão ganha com essa tal mercantilização. Ser governo é ser paparicado pelos que desejam benesses do poder. O PT está no poder, e faz tempo!
Ler e reler Carl Von Clausewitz não causa prejuízo para ninguém, goste você de guerra, de paz, de armas, de flores, de política ou de não-política. Na verdade, naquela obra é dito que a Guerra é a continuação da Política por outros meios e não que a guerra é a política em tempos de paz.
Parece, mas não é! Gostem vocês de petistas ou de bolsonaristas, em tempo de IA ( Inteligência Artificial), teremos dias bem intensos pela frente. Uma esquerda envelhecida querendo se salvar com a defesa da democracia, e uma direita comprometida com o atraso falando em modernidade.
Precisamos que eles falem menos em guerra e nos mostre o verdadeiro caminho do Brasil nesse turbulento século 21!
Por Genésio Araújo Jr. jornalista
e-mail: polí[email protected]