Impacto do ‘tarifaço’: Indústria gaúcha avalia demissões e transferência de produção
Empresários avaliam demissões e até a transferência de parte da produção para outros países
Publicado em
(Brasília-DF, 06/08/2025) Indústrias atingidas pelo ‘tarifaço’ do governo norte-americano provoca reações de empresários que avaliam demissões e até a transferência de parte da produção para outros países, destaca o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Ubiratã Rezler, uma das entidades mantenedoras do MOBI Caxias.
“Mesmos setores com forte tradição exportadora, como o de tabaco, não escaparam do impacto” diz o presidente do Sindicato da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Valmor Thesing. Ele, enumerou “as dificuldades que surgem para o segmento e a preocupação com a competitividade no mercado internacional”.
“Em resposta às sanções comerciais, o Brasil estuda medidas de retaliação. A suspensão de acordos de propriedade intelectual com os norte-americanos está em análise”, segundo apuração da jornalista Isadora Terra.
Em entrevista concedida ao portal GZH, foram analisados temas relevantes, tais como, “a instalação de uma nova linha de produção industrial dentro de um presídio na Região Metropolitana”, afirma o secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobon.
Para o Secretário de Obras e infraestrutura de Porto Alegre, André Flores, “haverá um novo prazo de conclusão das obras do Quadrilátero Central de Porto Alegre”.
(Bancada Sulista, com Assessorias)