31 de julho de 2025
60 Anos ABHI

60 anos de ABHI e Dia do Hoteleiro celebrados em grande estilo

. O evento reuniu autoridades, ex-presidentes, hoteleiros, profissionais da hotelaria, fornecedores, imprensa e parceiros que fazem parte da história da instituição

Por Redação, com ABHI-SC – Assessorias – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Homenageados com o troféu anos 60 de ABHI SC - Foto: AI-ABHI-Divulgação

(Brasília-DF, 15/11/2025) A ABIH-SC comemorou, nesta quinta-feira (13/11), o Dia do Hoteleiro e dos 60 anos de fundação da entidade. A programação começou às 10h na Assembleia Legislativa e seguiu durante a tarde e noite no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. O evento reuniu autoridades, ex-presidentes, hoteleiros, profissionais da hotelaria, fornecedores, imprensa e parceiros que fazem parte da história da instituição.

 

Sessão Solene

 

 

A homenagem, proposta pelo Deputado Maurício Eskudlark, reuniu hoteleiros, ex-presidentes da entidade, profissionais do setor, lideranças do trade e representantes de instituições parceiras. Em nome do parlamentar, o pronunciamento oficial foi realizado por Aldo Filho, assessor parlamentar, que destacou a importância da entidade para a economia e para o desenvolvimento turístico do Estado. "A ABIH-SC fez e continua fazendo história em Santa Catarina. São seis décadas de contribuição direta para o fortalecimento da hotelaria, geração de empregos e promoção do turismo. Este reconhecimento é uma forma de agradecer a todos que, ao longo desses anos, trabalharam para elevar o nome do nosso Estado".

 

Programação

 

A programação para os membros da diretoria e conselho da entidade começou já às 14h, com a assembleia geral. Na pauta, o Encatho & Exprotel, a Revista da ABIH-SC, assuntos de interesse da hotelaria catarinense e assuntos gerais. O momento, além de debater o que é importante e prioridade para a entidade e seus associados, é uma oportunidade de networking e troca de ideias entre os hoteleiros.

 

Na sequência, em um clima de confraternização e reconhecimento, teve início a programação com a presença de convidados, autoridades, fornecedores, imprensa e, é claro, os hoteleiros de várias regiões de Santa Catarina. Representa a serra catarinense prestigiou o evento o Comendador e Hoteleiro Wirto Schaeffer. 

 

Pensando em Turismo

 

A diretora-presidente Margot Rosenbrock, anfitriã da noite, abriu oficialmente a programação mencionando a importância da sessão na Alesc, pela manhã, proposta pelo Deputado Maurício Eskudlark. "O hoteleiro pensa constantemente no negócio. Ele acorda pensando o turismo, ele vai dormir pensando o turismo e lá no evento, me disseram: quando ele dorme, ele sonha com o turismo. Nós pensamos na atividade turística o tempo todo. Nós temos que estar mais perto das pessoas que fazem as leis para o nosso setor. Isso é muito importante". 

"Somos uma indústria que gera empregos, distribui renda e transforma destinos, mesmo diante de enchentes, crises sanitárias, problemas de infraestrutura e falta de incentivos fiscais. E hoje quando recebemos a homenagem junto com uma empresa do agro, e eu venho fazendo analogias com o agro. Aí eu disse: Nós queremos um plano safra também para o turismo, porque nossa safra também não está garantida, e precisamos de incentivo para reinvestimento", destacou Margot.

Secretária de Turismo

A Secretária de Estado de Turismo, Catiane Self, prestigiu todas as atividades e foi um dos mais "importantes elos de ligação entre os hoteleiros, parceiros e participantes, com o governo de Jorginho Mello de Santa Caarina. Catiane, enumerou ações em desenvolvimento para fortalecer o setor não só hoteleiro, mas de toda a cadeia da indústria sem chamines, que gera renda e milhões de empregos em Santa Catarina, no Brasil e mundo afora", conclui Catiane Self. 

 

Reforma Tributária

 
 

Em sua participação, o advogado Gustavo Amorim explicou como a reforma tributária também impactará a renda das pessoas físicas, especialmente daqueles considerados de "alta renda" pela nova legislação. Ele destacou que contribuintes com rendimentos anuais acima de R$ 600 mil passam a integrar o grupo sujeito ao chamado imposto mínimo, um mecanismo que garante uma tributação adicional quando os valores pagos na pessoa jurídica não atingem o piso estabelecido. Segundo Amorim, mesmo rendas isentas continuarão preservadas, mas lucros distribuídos a partir da vigência das novas regras poderão gerar cobrança complementar na pessoa física.

O Encerramento foi em alto estilo com a celebração de um jantar para hoteleiros e parceiros

(Da Redação, com ABHI-SC – Assessorias – Edição: Artur Hugen)

Galeria de Fotos