31 de julho de 2025
CARNAVAL

Câmara tem projetos para fortalecer o Carnaval como patrimônio e ampliar a segurança dos foliões

Projetos da Câmara destacam financiamento das festas e apoio às entidades carnavalescas são debatidos pelos parlamentares

Por Redação, com Ag. Câmara – Edição: Artur Hugen
Publicado em
Propostas da Câmara dos Deputados prevê isenção de impostos para instrumentos musicais, entre outras ações de fortalecimento do maior evento do mundo, entre outros projetos, em trâmite na Casa - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

(Brasília-DF, 15/02/2026) Considerado o maior evento do mundo, pelo Guinness Book, o Carnaval brasileiro é o tema de diversas propostas em análise na Câmara dos Deputados. “Os projetos buscam reconhecer festas locais como patrimônio cultural, garantir incentivos econômicos para o setor e ampliar a segurança dos foliões”.

Patrimônio Cultural

Inúmeras propostas objetivam conceder o título de patrimônio cultural a manifestações tradicionais. O objetivo é preservar a memória e a identidade dessas celebrações.

Projeto de Lei 97/26, foi apresentado pelo deputado Luciano Vieira (PSDB-RJ), afirmando que “os grupos de foliões “Clóvis” ou “Bate Bolas” são considerados patrimônio cultural do povo brasileiro. No Rio de Janeiro, esses grupos são tradicionais em bairros das zonas Norte e Oeste”.

Outro Projeto de Lei 318/25, da deputada Lídice da Mata (PSB-BA), reconhece “a Axé Music como manifestação da cultura nacional. A Axé Music surgiu no Brasil na década de 1980, especificamente em Salvador, na Bahia, e foi um dos principais desdobramentos para diferentes gêneros musicais como o frevo, o reggae, o samba, o rock e o funk", enfatizou Lídice.

O Projeto de Lei 3972/23, do deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), por sua vez, reconhece “os Bonecos Gigantes de Olinda. Ele ressalta o valor artístico dos símbolos pernambucanos. Os bonecos gigantes, meticulosamente confeccionados por habilidosos artesãos locais, constituem um marco distintivo do Carnaval de Olinda."

Propostas:

  • PL 845/25: reconhece as Velhas Guardas das Escolas de Samba como patrimônio cultural imaterial. A autoria é das deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP).
  •  
  • PL 3138/23: também de autoria do deputado Eriberto Medeiros, o projeto declara o Galo da Madrugada como manifestação da cultura nacional.

(Da Redação, com Ag. Câmara – Edição: Artur Hugen)