31 de julho de 2025

Relatorio de Tebaldi garante prioridade para comprador de imóvel receber de construtora falida

Compradores de imóveis devem ter prioridade em receber valores pagos em caso de falência de construtoras, incorporadoras e imobiliárias

Publicado em
Marco Tebaldi(PSDB-SC) relatou o projeto

O deputado federal Marco Tebaldi relatou, nesta quarta-feira(5), o projeto de lei 4032 de 2015, que determina que os compradores de imóveis tenham prioridade em receber valores pagos em caso de falência de construtoras, incorporadoras e imobiliárias.

A votação de seu relatório aconteceu na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados.

Em seu relatório, Tebaldi mencionou o caso da Encol, empresa de empreendimentos imobiliários que faliu em 1999, deixando milhares de clientes desamparados. “O consumidor é a parte mais frágil e mais prejudicada num processo de falência. Muitas famílias veem suas economias descerem pelo ralo nesses casos em que uma construtora quebra. Precisamos priorizar a restituição dos valores para os consumidores repensarem o que vão fazer após uma decepção dessas”, explicou Tebaldi.

Uma emenda do deputado Silvio Costa (PTdoB-PE) previa que essa prioridade de restituição de valores deveria ser direcionada apenas para consumidores de baixa renda. Tebaldi rejeitou a emenda em seu parecer: “devemos prezar pela igualdade. Não são apenas os clientes de baixa renda que contabilizam prejuízos. Todos devem ser restituídos. A lei é para todos”, defendeu Tebaldi.

O relatório de Tebaldi foi aprovado pelos membros da CDC, por unanimidade. O projeto de lei segue agora para a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS).

Artur Hugen, com informações e imagem da AI da CDC